segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Djavu!

Aquela sensação estranha de já ter vivido algo, já teve?
Todo mundo tem, todo já teve pelo menos uma vez, o tal de Djavu.
Mas ai, o que é o Djavu? Pq a gnt sente já ter vivido algo que não lembramos termos vivido?
Hoje após minha aula de Neuro não me inquietei e fui tirar essa dúvida.

Bem existem três explicações para Djavu.

1. Você já viveu aquela situação em alguma vida passada, e essas memórias ficam guardadas em nossas almas, e quando nós revivemos essa situação, isso nos parece já ter acontecido, e de fato já aconteceu. (ignoro totalmente essa explicação)
2. Quando vc tem um Djavu, isso significa que sonhou com aquela situação. São exatamente aqueles sonhos que acordamos e não nos lembramos de nada. Quando sentimos o Djavu, é pq aquela memória de sonho que se encontrava no nosso inconsciente, vem a consciência. É uma visão meio premonitiva da coisa. (não gosto dessa visão, mas os psicanalíticos devem adorar)
3. O cérebro é dividido em dois lobos, direito e esquerdo (é dividido em mais, só que para explicar, vamos fingir que é só em dois lobos "lados"), e esses lobos são ligados por um corpo caloso, que é responsável pela troca de informação entre os lados do cérebro. O que vemos com o olho direito é diretamente enviado ao lado esquerdo do cérebro, e o corpo caloso em menos de milésimos de segundo manda a informação para o lado direito e vice-versa (isso é com todo o corpo). O Djavu é um atraso de milésimos de segundo na passagem da informação. Por algum motivo o corpo caloso demora alguns milésimos de segundo para enviar o que recebeu a outra metade do cérebro. Então quando o lado direito (exemplo) recebe a informação atrasada, o lado esquerdo já "vivenciou" aquilo, milésimos de segundos atrás, o que nos dá a sensação de viver novamente algo, quando na verdade só vivemos aquilo uma vez, mas nosso cérebro processou de um lado de cada vez. (acredito nisso)

Bem pessoas.
Isso é Djavu, abrace o que parece mais real pra vc.








Melissa

Nenhum comentário: